sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Projeto Amigos do Bem - Piracuruca-PI

"É melhor tentar e falhar, que preocupar-se em ver a vida passar.
É melhor tentar ainda que em vão, que sentar-se fazendo nada até o final.
Eu prefiro na chuva caminhar, que em dias tristes me esconder.
Prefiro ser feliz, embora louco, que em conformidade viver."
Martin Luther King
A palavra de Deus é exuberante quando nos fala da amizade:
"Um amigo fiel é uma poderosa proteção: quem o achou descobriu um tesouro. Nada é comparável a um amigo fiel; o ouro e a prata não merecem serem postos em paralelo com a sinceridade da sua fé. Um amigo fiel é um remédio de vida e imortalidade; quem teme ao Senhor achará esse amigo. Quem teme o Senhor terá também uma excelente amizade, pois o seu amigo lhe será semelhante". (Eclo 6,14ss)
Justificativa
O projeto que aqui se apresenta pretende contribuir ao avanço da reflexão sobre a exclusão social, a dependência e a incapacidade de participar na sociedade. Isto inclui a educação, informação e a assistência social. Nosso trabalho será voltado para estas problemáticas e a sua ressonância em ações para superar a pobreza e as iniquidades em nossa região.
Projeto Amigos do Bem 
Foi criada uma marca para dar um rosto ao projeto e para a criação foi explorado tanto a questão da diversidade das pessoas assistidas, quanto a individualidade dos participantes; diferenças que cada um traz consigo e assim contribuem no conjunto. Por isso optou-se pelo uso de tipografias, sendo diferente cada letra do nome do projeto. Usando assim cores vibrantes como vermelho e amarelo, que transmitem alegria e o azul que simboliza o compromisso e a espiritualidade.
O que é amigos do bem?
Amigos do bem consiste em um grupo de pessoas, voluntários e parceiros, que se reúnem para planejar e praticar boas ações nas camadas menos favorecidas da sociedade piracuruquense. Procurando desenvolver atividades que possam minimizar o sofrimento e maximizar a esperança com atitudes de carinho, espiritualidade, compaixão e, sobretudo amor.
Objetivos
-Identificar, analisar e comparar diferentes discursos sobre a realidade sócio-econômica;
-Identificar, compreender e aplicar no cotidiano ações solidárias;
-Analisar, comparar e atuar sobre ações solidárias;
-Identificar e conviver com as diferenças sociais;
-Melhorar as condições sociais dos menos favorecidos, através de ações de cidadania.
-Promover o desenvolvimento local e a inclusão social, por meio de ações solidárias e educativas.

Valores

Solidariedade: capacidade de colocar-se no lugar do outro e agir com amor e amizade;
Humanidade: valorização do potencial humano;
Transparência: relação ética e verdadeira com o público-alvo.

 

Premissa

Todo ser humano é capaz de desenvolver-se plenamente, desde que lhe sejam oferecidos os recursos e as condições favoráveis para tanto. Acreditamos na capacidade de mobilização e na força do povo piracuruquense que, mesmo em condições adversas, vive com determinação e esperança.

Como funciona?
O projeto surge com a necessidade de fazer a diferença na sociedade de Piracuruca, criando formas e condições para melhorar a qualidade de vida dos excluídos e marginalizados, tais como, crianças de creches, dependentes químicos, enfermos, idosos, moradores de rua entre outros em situação de vulnerabilidade.
Voluntário
Voluntário atua pelo próprio compromisso com uma vida melhor e solidária. Isso é muito positivo e torna a sua participação muito intensa e valiosa, na medida em que se dispõe a agir por desejo pessoal.
Parceiro e Patrocinadores
O parceiro e patrocinador atua através de contribuições materiais ou financeiras esporádicas para estruturação ou implantação de atividades ou ações.
Por isso, meus AMIGOS DO BEM, vamos em frente!
Vamos deixar a nossa marca e a nossa contribuição para a história da nossa cidade, algo significativo. Não vamos buscar apenas ser eficientes, mas fazer do trabalho um compromisso de amor e o exercício constante de fazer sempre o melhor!
E que possamos, assim, num futuro bem próximo, comemorar a vitória do BEM nas pessoas!
A Força do Patrocínio
A responsabilidade social, fortemente ligada à consciência corporativa frente às questões sociais, pode ser vista como um exercício de cidadania. Uma empresa socialmente responsável, como parte integrante da sociedade, tem o dever ético de interferir nos problemas sociais, seja realizando projetos sociais, incentivando seus funcionários na prática do trabalho voluntário ou apoiando organizações sérias como as instituições sem fins lucrativos.

A responsabilidade social e o dever ético de interferir na sociedade, realizando a prática do trabalho voluntário ou apoiando as instituições, já não é mais só do setor empresarial, mas também da própria comunidade, e cada cidadão, inserido neste espírito de mudança, pode e tem o direito de colaborar nas melhorias sociais, pois a preocupação com o social é dever de todo bom cidadão que visa uma sociedade mais digna e igualitária, dando oportunidades a todos que a ela pertencem.

“O MAIOR RETORNO DE SER NOSSO PATROCINADOR É A PARTICIPAÇÃO NA MELHORIA SOCIAL, SABENDO QUE CONTRIBUI PARA UMA CAUSA MUITO IMPORTANTE, NA VIDA DA NOSSA COMUNIDADE”.

Responsáveis pelo Projeto Amigos do Bem:
Mayara de Sousa Monte - Pedagoga e Bacharel em Direito
(86) 98030710

Tiago Cerqueira Mourão – Funcionário Municipal - (86) 99213736

Participação
Estamos abertos para parceiros e patrocinadores de vários gêneros, que adotem a causa como uma forma de responsabilidade social e co-participação para elevar a auto-estima daqueles mais necessitados.

Para maiores esclarecimentos, fazer contato com os Amigos do Bem pelos telefones: 86 98030710, 86 99213637. Ou pelo e-mail: amigosdobempiracuruca@hotmail.com.

Nenhum comentário:

Postar um comentário